quinta-feira, 21 de junho de 2007

Mabuni Shito Ryu Karaté Do

MABUNI SHITO RYU KARATÉ-DO


Desde a antiguidade em três lugares de OKINAWA: Shuri, Naha e Tomari, existiram a maior parte dos mais famosos karatecas e aí floresceram os estudos da Arte, ainda que em grande segredo, pelo que não existem Dojos abertos ao público.


Geralmente a classe social dos Samurai também não precisa de estudar Karaté; apenas aqueles que realmente o queriam procuravam um bom mestre com o qual aprendiam. Por isso, na antiguidade não existia o conceito de RYU (escola) nem mestres que dessem nome a uma delas. Por esse motivo, os katas tinham o nome do grande mestre que oa criou ou transformou, por exemplo: Matsumura no Passai ou Itosu no Passai.


Dois desses grandes mestres foram ITOSU da cidade de shuri e HUGAONNO da cidade de Naha. O karaté recebia o nome do lugar e daí nasceu a classificação de Shuri-Te (mão de shuri) ou Naha-Te (mão de Naha). Em ambos os estilos os Katas eram diferentes e os seus conteúdos mostravam características bem diferenciadas.


O fundador do SHITO-RYU, Kenwa Mabuni, nos seus começos estudou com o mestre Itosu de Shuri e com o Mestre Higaonna de Naha, na companhia do Mestre Miyagi (fundador da Escola Goju-Ryu), adquirindo grandes conhecimentos de ambos.


Kenwa estudou Artes marciais em Okinawa, noutras escolas importantes. Estudou ainda BO e SAI com o Mestre Aragaki. Kenwa chamou a escola SHITO-RYU, juntando o primeiro ideograma do nome de cada mestre ITO (que se pode ler SHI) e HIGA (que se pode ler TO).


Tecnicamente o SHITO-RYU caracteriza-se por equilibrio perfeito entre a força e a maleabilidade, por uma grande mobilidade e trabalho de esquiva aliados a grande velocidade de execução e precisão de impactos.

Nenhum comentário: